quinta-feira, 18 abr. 2024, 12:44
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes
A

Acessar com ID Único Uerj

O ID Único é o meio de identificação e acesso dos usuários da Universidade aos diversos serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). 

O acesso ao AVA@UERJ, por exemplo, é um desses serviços. 

Para ter acesso a esse e a outros serviços basta se cadastrar em ID Único Uerj, que usa o seu CPF (somente os números) como dado para identificação de usuário.

Ainda tem dúvidas? 

Não tem ID ÚNICO da UERJ? Esqueceu a senha? ACESSE AQUI 

Acessar o AVA pelo celular

É possível acessar o ambiente virtual através do dispositivo móvel (celular), tanto pelo navegador (site) como pelo aplicativo do Moodle.

Sugerimos que você experimente! Acesse o AVA@UERJ através do link https://ava.pr1.uerj.br/ e realize o login com o seus dados de usuário cadastrados no site do ID ÚNICO UERJ. 

Caso não lembre da sua senha você poderá atualizá-la no site do ID ÚNICO UERJ neste link https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/alterarDadosBuscar.jsf?active=alterarDadosBuscar

Os dados cadastrados no ID ÚNICO UERJ sincronizam automaticamente com o Ambiente Virtual.

Acessibilidade no AVA @UERJ

O Moodle é desenvolvido tendo como base o Consórcio W3C, que é um consórcio internacional, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web. Isso significa que ele é desenvolvido para que um leitor de tela trabalhe fazendo a leitura. Assim quem tiver o leitor de tela, ele conseguirá ler a imagem. 

A descrição fornecida através das imagens não aparece visualmente quando a inserimos, mas é lida pelo leitor de tela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar pela imagem. Assim, mesmo que os usuários com deficiência visual não enxerguem a imagem, lhes será informada a sua descrição por áudio.  

Recomendamos tornar os conteúdos sempre mais acessíveis colocando as descrições nas imagens e texto sobre o conteúdo dos vídeos.

Ações Afirmativas na UERJ

Card sobre o evento dos 21aanos das ações afirmativas na UERJ que acontecerá de 14 a 16 de dezembro.


Agenda 2030


Agenda 2030 na Uerj é um programa criado pelo AEDA 0040/ 2019. O programa pretende integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, reforçando os vínculos cada vez mais sólidos entre a UERJ e as sociedades fluminense e brasileira. Seu principal objetivo é estimular, em temas relacionados aos ODS, a inserção de seus conteúdos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

 Esse ano, no cadastramento dos projetos para a XXI Semana de Graduação, inserimos duas questões: a primeira para mapear se os coordenadores de projetos conhecem a Agenda 2030 e a segunda questão para identificar possíveis articulações dos projetos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  ‌

E se você ainda não conhece essa agenda, procure conhecê-la. Veja como seus projetos, suas iniciativas dentro da nossa universidade estão alinhadas com esses 17 objetivos ou com algumas das 169 metas da Agenda 2030! 

 Vamos tornar a UERJ uma universidade mais sustentável.

https://www.agenda2030nauerj.org/



Alteração de dados cadastrais

Para alteração dos dados cadastrais, acesse o formulário https://www.daa.uerj.br/formulario-pedido-atualizacao-cadastral e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

OBS: No caso de alteração do Nome Social, pesquisar NOME SOCIAL no campo de buscas.

Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJ

Para alteração do nome social, acesse o formulário  https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

APP Sophia - Rede de Bibliotecas UERJ


A tecnologia está presente cada vez mais no nosso dia a dia. O acesso às informações na palma da nossa mão, através de aplicativos de celular, é uma realidade. Sendo assim, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ disponibiliza a todos o App SophiA. O aplicativo SophiA é a interface do Catálogo Online da Rede Sirius, para celular. Disponível para os sistemas Android e IOS, propicia maior mobilidade para acesso aos mais de 35 mil livros eletrônicos estrangeiros e nacionais que compõem o acervo da Rede Sirius. Após instalar o aplicativo no celular, basta entrar com seu login e senha cadastrados na Rede Sirius para acessar o conteúdo de e-books disponível (o login é feito com o código de barras do cartão do estudante ou o número da matrícula, mais a senha cadastrada).  Após fazer seu login no App, você poderá pesquisar o catálogo, visualizar novas aquisições e acessar conteúdo digital. A busca das obras é simples, e pode ser feita usando critérios como autor, título, assunto, etc. Para acessar os conteúdos online, é só marcar a caixa “Com conteúdo digital” antes de fazer a busca.

 Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ  


Atualização de nome e sobrenome no AVA

No LaTIC não temos acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações.

Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível.
Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual.

Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade:

Atualização de Perfil

As informações do perfil abaixo precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acesse https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/

A sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".

Atualização de senha no sistema do ID ÚNICO UERJ

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ, por isso qualquer alteração deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso".

image.png
Caso ocorra algum erro nesse processo no site para atualizar a senha, sugerimos que faça contato com a DINFO, que é o departamento responsável pela administração do sistema do ID ÚNICO UERJ e encaminhe na mensagem um print da sua tela com o erro que está aparecendo ao tentar atualizar sua senha no sistema.

Segue o contato
Diretoria de Informática

Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.



Aulas no AVA@UERJ e Aluno Online

Card inscricao no aluno online

C

Como criar e-mail Institucional da UERJ

Para criar o e-mail institucional da UERJ acesse:  https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Como faço para não receber notificações dos fóruns no meu e-mail

Entre no fórum que não deseja mais receber as notificações e desabilite a opção "Assinar":



Ou entrar no fórum e clicar em "suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail", que fica no canto superior direito da tela ao entrar no fórum:


Como fazer a sua inscrição Online na Rede Sirius

Como fazer sua inscrição Online na Rede Sirius

Com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas na Uerj, em função das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Rede Sirius passou a realizar a inscrição de novos usuários das bibliotecas através de um cadastramento remoto.

O Cadastro Online é uma iniciativa que viabiliza o acesso do usuário aos recursos eletrônicos do Catálogo Online da Rede Sirius, que conta com uma ampla coleção de livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento.

Após o preenchimento e envio do formulário, o cadastro online será efetivado em até 72 horas e confirmado através do e-mail informado pelo usuário. Ressaltamos que, quando retornarem as atividades presenciais na Uerj, o cadastro online deverá ser validado na biblioteca que atende ao seu curso.

Importante: Todos(as) os(as) usuários(as) cadastrados(as) nas bibliotecas entre 2019.1 e 2020.1 ou que tenham feito renovação nos semestres citados, terão os cadastros renovados automaticamente.

Bons estudos!

Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ

http://www.rsirius.uerj.br



Como localizo as minhas salas no AVA?

Ao realizar o login no AVA encontrará as suas salas em "Meus Cursos".

No cabeçalho:



Na coluna esquerda e em "Painel":


E na parte central no AVA:


Cursos de Graduação EAD


Informações sobre cursos ofertados pela UERJ na modalidade de EaD do Consórcio CEDERJ podem ser obtidas em https://www.cecierj.edu.br/

E

E-mails Unidades Acadêmicas

A lista de e-mails das Unidades Acadêmicas pode ser consultada no link:

https://ava.pr1.uerj.br/pluginfile.php/186709/mod_resource/content/1/lista de e-mails - PAE2.pdf

Estudante: acesso a disciplinas oferecidas pelo IFHT

​As disciplinas oferecidas pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) serão

todas eletivas universais.

Acesse o site do IFHT e saiba mais sobre as disciplinas oferecidas e como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto: https://ifht.net.br/graduacao/disciplinas-eletivas

Para fazer o acesso nesse AVA você deverá seguir as orientações próprias do Instituto.


Estudante: as salas no AVA não condizem com a minha inscrição em disciplinas

Pelo nome da disciplina o LaTIC não consegue localizar as salas no AVA.

Você precisa acessar todas as salas para identificar qual disciplina está faltando e realizar contato com a sua unidade acadêmica para que eles possam verificar no sistema de inscrição em disciplinas ( Aluno Online) o que pode ter ocorrido com a sua inscrição.

Somente a sua unidade pode realizar essa pesquisa, nossa equipe não possui acesso ao sistema e as informações para inscrição nas salas nos são encaminhadas pela DINFO.




Estudante: como acessar as chaves para os espaços coletivos do meu curso?

Ao localizar o espaço coletivo do seu curso no AVA conseguirá visualizar a chave de inscrição para acessar como estudante o seu curso, pois as chaves de inscrição para esses espaços está visível.

Verifique antes se está acessando o curso correto, pois apenas os Docentes Articuladores do curso poderão realizar a sua desinscrição do espaço coletivo.

Caso tenha errado a sala em "participantes", localize os "Docentes Articuladores" (responsáveis pelos espaços coletivos dos curso) para solicitar a sua saída da sala.

Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Estudante: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os estudantes regularmente matriculados nas disciplinas de graduação em 2020.1 são automaticamente inscritos no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório. 


Informações sobre cursos ofertados pela UERJ na modalidade de EaD do Consórcio CEDERJ podem ser obtidas em https://www.cecierj.edu.br/



Estudante: fiz o SAID e não vejo a minha Sala no AVA

Informamos aos estudantes que, após a data de finalização do SAID (consultar calendário UERJ), se não foram inseridos nas novas salas de aula pela sua Unidade Acadêmica, serão inscritos ao final do SAID pelo LaTIC.

No entanto, para conseguir iniciar suas aulas na Sala, antes dessa data de finalização do SAID, realize contato com a sua Unidade Acadêmica e/ou com o docente responsável pela Sala em questão, solicitando que lhe inclua na sala. Desta forma você conseguirá visualizar em "Meus Cursos" as salas de aula das disciplinas nas quais se inscreveu no processo do SAID.


Estudante: inscrição em disciplinas durante o Período Remoto Emergencial (PAE)

Neste momento, você fará a inscrição em disciplinas para o PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE) na plataforma do Aluno Online

Se você ainda tem dúvidas sobre o PAE, acesse https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/  Você também poderá assistir a este vídeo explicativo sobre o acesso ao AVA no Período Acadêmico Emergencial https://youtu.be/8oueQG1zPfE

Após o período de inscrições em disciplinas, no decorrer da semana do início das aulas, em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais você se inscreveu no Aluno On-line, caso o seu professor tenha planejado utilizar as Salas do AVA. 

No LaTIC somos responsáveis somente pela administração da plataforma do Ambiente Virtual AVA@UERJ. Sugerimos que você procure a coordenação da sua Unidade Acadêmica para esclarecer corretamente as suas dúvidas a respeito da inscrição nas disciplinas e os espaços virtuais onde estas serão disponibilizadas.


Estudante: não consigo acessar minhas aulas na Microsoft Teams

No LaTIC somos responsáveis somente pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre outras ferramentas, repositórios ou plataformas que o docente venha a fazer uso em sua disciplina.

Neste caso, se o seu problema quanto ao acesso à Microsoft Teams for técnico você deverá contactar a DINFO através do email helpdesk@uerj.br, já se o seu problema for no uso, então você deverá contactar o docente da disciplina.

Estudante: não consigo acessar o material ou atividade que o meu professor(a) colocou na sala

No LaTIC somos responsáveis pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre os materiais e atividades que são inseridos nas salas das disciplinas que estão no AVA, pois as salas são administradas pelos docentes das disciplinas.

Neste caso você deverá contactar o docente da sala para informar a impossibilidade de assistir ao vídeo, realizar a atividade, acessar os materiais inseridos etc. 

Estudante: não encontro minha disciplina no AVA

Primeiramente verifique se você se inscreveu no Aluno Online para cursar alguma disciplina no Período Emergencial de Aulas Remotas.

Quando você acessar o AVA, logo ao final da página, em "Meus Cursos" você visualizará todas as salas em que estiver matriculado(a) e que estão utilizando o AVA, assim como no cabeçalho do AVA:



Cabe lembrar que há disciplinas que foram abertas para inscrição em disciplinas, mas que alguns docentes optaram por não usar o nosso AVA. Então, será necessário que você acesse o espaço coletivo do seu curso e veja com a sua Unidade Acadêmica como será a oferta das disciplinas que não estão disponíveis em nosso Ambiente Virtual.  

Estudante: onde posso tirar dúvidas sobre o acesso ao AVA@UERJ


Veja a seção de "Suporte a usuários".

Estudante: qual a chave de inscrição para acesso ao espaço coletivo do meu curso

A chave de inscrição para os espaços coletivos dos Cursos disponíveis no Ambiente Virtual estão visíveis e disponíveis, localize o espaço coletivo do seu curso de graduação e conseguirá visualizar a chave e entrar.

Estudantes: Como criar e-mail UERJ

Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Estudantes: disciplinas oferecidas pelo CAp UERJ

As disciplinas oferecidas pelo CAp UERJ estão disponíveis no AVA do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira - (CAp UERJ) - http://avacap.pr1.uerj.br 

Para fazer o acesso nesses AVA você deverá seguir as orientações das respectivas Unidades Acadêmicas. 


F

Foto do perfil

sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Selecione uma foto em formato JPG ou PNG, arraste para o campo arquivos e solte o arquivo para adicioná-lo.

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".

Fique atento ao tamanho do seu arquivo!

--------

Caso você queira atualizar as informações do perfil abaixo, elas precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acesse https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/


Frequência com que os dados do AVA@UERJ são sincronizados com a base de dados do ID Único UERJ

As sincronizações de dados do AVA@UERJ com a base de dados do Sistema Acadêmico da Graduação (SAG) são realizadas semestralmente. No entanto, a atualização com os dados do ID Único da UERJ é automática.


Caso você não esteja conseguindo acessar com seu ID Único UERJ, acesse o https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/


G

Guia dos cursos de Graduação da UERJ

M

Manual do Calouro


Prático de Navegação Uerjiana – Manual do Calouro: tudo o que você precisa saber para desbravar a Universidade

Clique aqui e baixe agora!



O

Onde encontro o e-mail do professor ou estudante?

Clique em "Participantes" que fica na coluna esquerda da Sala Online:

Depois clique no nome do Professor ou Estudante:


E no Perfil aparecerá o e-mail:


Onde posso criar disciplinas da pós-graduação no AVA?

Para criar disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a pós-graduação entre em contato com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) através do e-mail assessoria@sr2.uerj.br.

Link para o AVA da PR2: https://ava.pr2.uerj.br/


P

Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação (2020)



Prezado(a) aluno(a),

O Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação é concedido aos docentes UERJ cuja dedicação vem transformando o ensino e incentivando a formação discente, na graduação.
São premiados 3 (três) docentes de cada Centro Setorial, anualmente, em Cerimônia de Premiação que acontecerá durante as comemorações de aniversário da UERJ.
Participe escolhendo seu docente homenageado no período de 08/10/2020 a 11/11/2020 através do formulário: https://forms.gle/6PmB8mFc4rXzQRpw8
Para que seu voto tenha validade, insira o e-mail cadastrado no seu IDÚnico da UERJ.

Veja regulamentação do prêmio: http://www.boluerj.uerj.br/pdf/aeda_00522020_26082020.pdf  

Pró-reitoria de Graduação - PR-1/UERJ  

Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação 2020



Prezado(a) aluno(a),

O Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação é concedido aos docentes UERJ cuja dedicação vem transformando o ensino e incentivando a formação discente, na graduação.
São premiados 3 (três) docentes de cada Centro Setorial, anualmente, em Cerimônia de Premiação que acontecerá durante as comemorações de aniversário da UERJ.
Participe escolhendo seu docente homenageado no período de 08/10/2020 a 11/11/2020 através do formulário: https://forms.gle/6PmB8mFc4rXzQRpw8
Para que seu voto tenha validade, insira o e-mail cadastrado no seu IDÚnico da UERJ.

Veja regulamentação do prêmio: http://www.boluerj.uerj.br/pdf/aeda_00522020_26082020.pdf  

Pró-reitoria de Graduação - PR-1/UERJ  

Professor: Acesso de colaborador temporário no AVA

O acesso ao AVA se dá pelo ID ÚNICO da UERJ. Seguem as orientações da DINFO para esse acesso:

"Sou colaborador temporário da UERJ e preciso acessar alguns sistemas e serviços de TIC. Como faço para ter o Id Único?"
https://www.dinfo.uerj.br/servicos/id-unico-uerj/"

Professor: alteração do nome da sala no PAE

O nome da sala não pode ser alterado. Ele foi importado do Plano de Turmas/SAG e será por esse nome que o estudante irá se localizar no AVA, por isso essa opção aparece bloqueada.

Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Professor: como enviar mensagem para todos os estudantes?

O docente pode enviar mensagens para todos os alunos.
Seguindo o seguinte passo a passo:

1- Acesse a lista de participantes e filtre os estudantes:




2- Na lista, clique em selecionar Todos:



3- No final na lista, clique na caixa de seleção Com usuários selecionados e escolha a opção Enviar mensagem:


4- Digite a mensagem e clique em Enviar mensagem para x pessoas:

image.png

Professor: como inserir estudantes e professores nas salas do AVA

Acesse a lista de participantes da Sala e clique em Inscrever usuários:

image.png

Na caixa que vai abrir, pesquise no sistema pelo nome do estudante ou professor e atribua o papel de Estudante ou Docente:

image.png
Ao clicar em Inscrever o nome do estudante ou professor já constará na lista de participantes da sala.

Professor: como inserir materiais no AVA

Para inserir qualquer material no AVA, os docentes com perfil de edição devem ao entrar ativar a edição da sala:



Escolha o tópico que deseja inserir seu material e clique em Adicionar Atividade ou Recurso. 
image.png
Ao abrir a janela é só escolher a atividade que deseja . Ao clicar em cada recurso, na janela ao lado irá abrir uma breve explicação de como o recurso funciona. 
image.png

Professor: como inserir podcast no AVA

Podcast: Dependendo do tamanho do seu Podcast, ele deverá ser enviado para um repositório e depois compartilhado no AVA. O AVA só permite arquivos de até 5Mb.

No AVA ele poderá ser inserido de 2 formas:
  • Link
  • Rótulo
Para inserir os materiais visite  o espaço Funcionalidades do AVA@UERJ, onde disponibilizamos materiais e vídeos sobre os recursos e atividades do AVA. Para visitar o espaço acesse: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6

Realizamos um ciclo de webconferências onde apresentamos os recursos e demonstramos como fazer a inserção dos materiais no AVA. Caso deseje assistir, as gravações foram disponibilizadas em: https://sites.google.com/view/emredesuerj/a%C3%A7%C3%B5es-formativas

Para testar esses recursos, você pode acessar o Moodle DEMO no endereço eletrônico: https://sandbox.moodledemo.net/login/index.php

Realize o login com as informações de usuário e senha disponíveis, de acordo com o perfil que deseja experimentar:

Login de Administrador: admin  e senha: sandbox

Login de gerente: manager e senha: sandbox

Login professor: teacher  e senha: sandbox

Login estudante: student e senha: sandbox

Professor: como inserir vídeos de aulas gravadas no AVA

Você pode usar o recurso de aulas gravadas. Mas os vídeos terão de estar num repositório (RNP Vídeos, YouTube, etc), pois o AVA tem um limite de upload de 5Mb.

Depois de salvos no repositório, você compartilha no AVA o link para os vídeos.

No AVA existem 2 formas de inserção de vídeos:

1. Link (URL);

2. Rótulo.

A diferença entre eles é que no link ao clicar o estudante será levado para outra aba no navegador onde visualizará o vídeo no Youtube e já na opção rótulo o vídeo pode ser exibido dentro do próprio AVA.

No AVA disponibilizamos o espaço Funcionalidades AVA@UERJ (https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6), no tópico Materiais tem um vídeo mostrando como inserir os recursos citados acima.

Professor: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os professores com matrícula UERJ são automaticamente cadastrados no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório.

Depois de realizar o acesso no AVA com seu ID ÚNICO da UERJ, é necessário informar o código de inscrição ao Diretor da sua Unidade Acadêmica (uma única vez) para acessar a página do seu curso de graduação.

Nesse momento de pandemia não estão estamos criando disciplinas para apoio à graduação presencial.

Professor: eu posso utilizar algum outro ambiente (Zoom, Teams...) por conta própria para as minhas aulas remotas?

A interface utilizada fica a critério do professor. A  nossa orientação é que os docentes deixem sinalizados em suas salas todas as informações referentes a aula: data, horário e como chegar (link/acesso).

Uma informação muito importante: caso opte por utilizar os recursos da Microsoft, os alunos deverão ter e-mail @UERJ para terem acesso as aulas.


Professor: gravar a webconferência realizada pela RNP

A RNP bloqueou a opção de gravação, pois devido a demanda eles não teriam capacidade para armazenar as gravações no servidor.

O que temos feito é realizar a reunião com transmissão por streaming para o Youtube ou Facebook onde é possível gravar e armazenar.
Para realizar a transmissão, disponibilizamos no AVA um espaço intitulado Guia 2.0 de utilização de WEBCONFERÊNCIA RNP. Segue o link: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93
Nesse espaço temos tutoriais de como realizar as transmissões via streaming para o YouTube e o Facebook.

Professor: inclusão de docentes em salas

PowerPoint sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE) com as orientações de como realizar a inserção de outros docentes na sala (a partir do slide 15): https://docs.google.com/presentation/d/1_HHDWmB6L8ai8-0lYTzHJZNiLnEKuDYio_GKL5gqu00/edit?usp=sharing

No caso de troca de perfil:

Os gerentes do curso podem estar trocando o perfil do professor de Apoio Docente para Docente e também podem inserir os demais professores nas salas, todos com perfis de Docente. Inclusive o próprio professor que está na sala pode inserir outros docentes.

Para trocar o perfil, o gerente precisa acessar a sala e na lista de "Participantes" buscar o nome do professor que deseja realizar a troca de perfil. Basta clicar no lápis e escolher a opção Docente.


No caso de inserção de docentes na sala:

Para inserir o professor na sala, o gerente ou o professor responsável pela sala precisam acessar a sala que desejam inserir o docente, acessar a lista de "Participantes" e clicar em Inscrever Usuários.



Lembrando que o professor a ser inscrito na sala deverá realizar o acesso ao AVA antes dessa ação, com o ID ÚNICO UERJ.
Link para cadastramento no ID ÚNICO UERJ: https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/primeiroAcesso.jsf

Busque pelo e-mail do professor (precisa ser o mesmo e-mail que ele utilizou no cadastro do ID ÚNICO UERJ) e atribua o perfil. Depois clique em Inscrever usuários.



Professor: Microsoft Teams e o AVA

Não existe uma ligação direta entre o nosso AVA e a Microsoft Teams, são 2 plataformas distintas. 
Caso o docente opte pela utilização da Microsoft Teams, precisará deixar sinalizado na sua sala no AVA todas as informações para que os estudantes consigam ter acesso as suas aulas.
Ressaltamos que o estudante para ter acesso as salas da Microsoft Teams devem ter email da UERJ.
Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/


Professor: minhas salas não foram criadas no AVA

As salas foram criadas seguindo as informações que constam no PT/SAG.

Verifique com a coordenação do curso se as salas foram lançadas no PT/SAG.

Nós do LaTIC não temos autorização para criarmos salas que não estejam no PT/SAG.

Professor: o que é o BigBlueButtonBN no AVA

BigBlueButtonBN  é para o docente abrir uma sala de webconferência da RNP dentro do AVA.
Desta forma o estudante não precisa realizar login na RNP e nem sair da sala do AVA. 
Os alunos não podem abrir a sala, somente o docente.
Para saber como utilizar as salas de webconferências da RNP, acesse o espaço Guia 2.0 de utilização de WEBCONFERÊNCIA RNP: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93

Professor: Onde criar cursos e projeto de extensão no AVA?

Para criar cursos e projetos de extensão no Ambiente Virtual de Aprendizagem entre em contato com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e realize contato com a equipe do AVATE - Ambiente Virtual de Apoio Tecnológico à Extensão através do e-mail avate@uerj.br 

Link para o AVA da PR3: https://avate.pr3.uerj.br/



Professor: podemos abrir salas para a pós-graduação no AVA

Nosso AVA é vinculado a PR-1, portanto ele hospeda somente os cursos de graduação presenciais da UERJ. 

Solicitamos que faça contato com a PR2:
E-mail da PR2 para contato: gabinete@sr2.uerj.br ou assessoria@sr2.uerj.br

Link para o AVA da PR2: https://ava.pr2.uerj.br/ 


Professor: podemos abrir salas para cursos de extensão no AVA@UERJ

O nosso AVA é vinculado a PR-1 (Pró-Reitoria de Graduação), ou seja ele é voltado para os cursos de graduação presencial da UERJ.

Para cursos de extensão realize contato com a equipe do AVATE - Ambiente Virtual de Apoio Tecnológico à Extensão através do e-mail avate@uerj.br 

Link para o AVA da PR3: https://avate.pr3.uerj.br/

Professor: solicitar criação de disciplinas/cursos no AVA

Quem pode solicitar criação de disciplinas/cursos no AVA?

Os professores (efetivos e contratados) dos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) podem solicitar a criação de espaços no AVA .

Os espaços coletivos para os cursos de graduação serão criados pela equipe do LaTIC mediante a adesão dos cursos encaminhada pelo Centro Setorial.

Os alunos foram inscritos nos seus cursos de graduação e nas ofertas do PAE com uso dos dados disponíveis pela DINFO.

Professor: webconferência por meio do site da RNP

O uso da sala da RNP não exige agendamento prévio. Basta fazer o acesso no dia e hora marcado com o público.
Caso prefira, você pode acessar o site da RNP, com acesso federado em: https://conferenciaweb.rnp.br/
Ao digitar os dados, copie o link da sua sala ou da sala que deseja a reunião e divulgue para que os participantes tenham acesso. 
image.png

A sala tem um limite de 75 pessoas, para mais pessoas aconselhamos a transmissão via Youtube.

Em nosso AVA temos um espaço com todas as orientações sobre as salas de Webconferência da RNP (https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93)

R

Recomendações antes e durante a realização de atividades online no AVA

Prezados estudantes, a seguir algumas orientações e cuidados a serem tomados antes e durante à realização de provas/atividades online:

ANTES DA ATIVIDADE/PROVA:

Verifique se o seu navegador está atualizado;

Preferencialmente use como opção de navegador o Google Chrome;


Com o navegador atualizado entre no AVA e verifique se está tudo ok;

Observe se a sua conexão está estável;

Se estiver muito lenta, feche as outras abas do navegador e outros aplicativos abertos;

Permanecendo com a conexão lenta reinicie seu dispositivo e entre novamente no AVA.

DURANTE A PROVA:

Sempre antes de clicar em enviar uma resposta ou salvar, copie e cole a resposta em algum outro local do seu dispositivo, por exemplo, em notas, google docs, word, porque assim, caso aconteça instabilidade com a sua conexão, poderá depois recuperar, colar novamente a sua resposta e enviá-la.


S

Sala de acolhida do DASPB

Todas as quartas-feiras, em horários alternados (manhã ou tarde), o DASPB oferece aos estudantes a sala de acolhida do DASPB. A sala é um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências para os estudantes que estão vivenciando algum problema ou situação específica de sofrimento.

Para participar da sala, basta se inscrever no link: https://forms.gle/LXY6bgLg7qSUqBHP6. Após a inscrição enviaremos um link para acesso à sala online.

Para mais informações, entrar em contato com: daspb@uerj.br 

Série "Conhecendo a Uerj"

Série "Conhecendo a Uerj"

O Conhecendo a Uerj é uma série no qual o Proiniciar Pedagógico dialoga com alguns setores e projetos da Uerj, apresentando as diversas oportunidades que a Universidade proporciona para os estudantes durante a vida acadêmica.


Série Trabalhos de Conclusão de Curso - Uerj Sem Muros - 2022

A Série Trabalhos de Conclusão de Curso - Uerj Sem Muros - 2022

Esta Série Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Uerj Sem Muros - reúne as monografias apresentadas pelos estudantes de Graduação da UERJ no ano de 2022.

Os TCCs mais curtidos serão premiados na Semana de Graduação!

CURTA E COMPARTILHE 

https://www.youtube.com/playlist?list=PL17z-LkL7i-e3RUK5sdYoTTbtKQEOFn3i




Sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE)

Sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE)

As Salas das Atividades Letivas Emergenciais do Período Acadêmico Emergencial (PAE) que serão oferecidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Graduação já estão disponíveis em "MEUS CURSOS".  

Caso alguma sala de Atividade Letiva Emergencial em que você se inscreveu não estiver aparecendo em "MEUS CURSOS", pode ser porque seu professor irá utilizar outros espaços virtuais. Em caso de dúvidas, sempre procure a sua Unidade Acadêmica  para que receba a orientação adequada e/ou para que sejam realizados os ajustes, se  identificada a necessidade. 

Se sua dúvida for técnica, acesse:

Saiba mais sobre o PAE em https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/


V

Visualização das disciplinas no Ambiente Virtual

no AVA em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais o estudante ou docentes estarão inscritos.