quinta-feira, 25 abr. 2024, 11:15
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes
A

Acessar com ID Único Uerj

O ID Único é o meio de identificação e acesso dos usuários da Universidade aos diversos serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). 

O acesso ao AVA@UERJ, por exemplo, é um desses serviços. 

Para ter acesso a esse e a outros serviços basta se cadastrar em ID Único Uerj, que usa o seu CPF (somente os números) como dado para identificação de usuário.

Ainda tem dúvidas? 

Não tem ID ÚNICO da UERJ? Esqueceu a senha? ACESSE AQUI 

Acessar o AVA pelo celular

É possível acessar o ambiente virtual através do dispositivo móvel (celular), tanto pelo navegador (site) como pelo aplicativo do Moodle.

Sugerimos que você experimente! Acesse o AVA@UERJ através do link https://ava.pr1.uerj.br/ e realize o login com o seus dados de usuário cadastrados no site do ID ÚNICO UERJ. 

Caso não lembre da sua senha você poderá atualizá-la no site do ID ÚNICO UERJ neste link https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/alterarDadosBuscar.jsf?active=alterarDadosBuscar

Os dados cadastrados no ID ÚNICO UERJ sincronizam automaticamente com o Ambiente Virtual.

Acessibilidade no AVA @UERJ

O Moodle é desenvolvido tendo como base o Consórcio W3C, que é um consórcio internacional, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web. Isso significa que ele é desenvolvido para que um leitor de tela trabalhe fazendo a leitura. Assim quem tiver o leitor de tela, ele conseguirá ler a imagem. 

A descrição fornecida através das imagens não aparece visualmente quando a inserimos, mas é lida pelo leitor de tela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar pela imagem. Assim, mesmo que os usuários com deficiência visual não enxerguem a imagem, lhes será informada a sua descrição por áudio.  

Recomendamos tornar os conteúdos sempre mais acessíveis colocando as descrições nas imagens e texto sobre o conteúdo dos vídeos.

Ações Afirmativas na UERJ

Card sobre o evento dos 21aanos das ações afirmativas na UERJ que acontecerá de 14 a 16 de dezembro.


Agenda 2030


Agenda 2030 na Uerj é um programa criado pelo AEDA 0040/ 2019. O programa pretende integrar atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, reforçando os vínculos cada vez mais sólidos entre a UERJ e as sociedades fluminense e brasileira. Seu principal objetivo é estimular, em temas relacionados aos ODS, a inserção de seus conteúdos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

 Esse ano, no cadastramento dos projetos para a XXI Semana de Graduação, inserimos duas questões: a primeira para mapear se os coordenadores de projetos conhecem a Agenda 2030 e a segunda questão para identificar possíveis articulações dos projetos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  ‌

E se você ainda não conhece essa agenda, procure conhecê-la. Veja como seus projetos, suas iniciativas dentro da nossa universidade estão alinhadas com esses 17 objetivos ou com algumas das 169 metas da Agenda 2030! 

 Vamos tornar a UERJ uma universidade mais sustentável.

https://www.agenda2030nauerj.org/



Alteração de dados cadastrais

Para alteração dos dados cadastrais, acesse o formulário https://www.daa.uerj.br/formulario-pedido-atualizacao-cadastral e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

OBS: No caso de alteração do Nome Social, pesquisar NOME SOCIAL no campo de buscas.

Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJ

Para alteração do nome social, acesse o formulário  https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

APP Sophia - Rede de Bibliotecas UERJ


A tecnologia está presente cada vez mais no nosso dia a dia. O acesso às informações na palma da nossa mão, através de aplicativos de celular, é uma realidade. Sendo assim, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ disponibiliza a todos o App SophiA. O aplicativo SophiA é a interface do Catálogo Online da Rede Sirius, para celular. Disponível para os sistemas Android e IOS, propicia maior mobilidade para acesso aos mais de 35 mil livros eletrônicos estrangeiros e nacionais que compõem o acervo da Rede Sirius. Após instalar o aplicativo no celular, basta entrar com seu login e senha cadastrados na Rede Sirius para acessar o conteúdo de e-books disponível (o login é feito com o código de barras do cartão do estudante ou o número da matrícula, mais a senha cadastrada).  Após fazer seu login no App, você poderá pesquisar o catálogo, visualizar novas aquisições e acessar conteúdo digital. A busca das obras é simples, e pode ser feita usando critérios como autor, título, assunto, etc. Para acessar os conteúdos online, é só marcar a caixa “Com conteúdo digital” antes de fazer a busca.

 Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ  


Atualização de nome e sobrenome no AVA

No LaTIC não temos acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações.

Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível.
Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual.

Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade:

Atualização de Perfil

As informações do perfil abaixo precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acesse https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/

A sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".