sexta-feira, 10 mai. 2024, 03:53
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes
Alexsandra Barbosa da Silva

Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Estudante: fiz o SAID e não vejo a minha Sala no AVA

Informamos aos estudantes que, após a data de finalização do SAID (consultar calendário UERJ), se não foram inseridos nas novas salas de aula pela sua Unidade Acadêmica, serão inscritos ao final do SAID pelo LaTIC.

No entanto, para conseguir iniciar suas aulas na Sala, antes dessa data de finalização do SAID, realize contato com a sua Unidade Acadêmica e/ou com o docente responsável pela Sala em questão, solicitando que lhe inclua na sala. Desta forma você conseguirá visualizar em "Meus Cursos" as salas de aula das disciplinas nas quais se inscreveu no processo do SAID.


Estudante: inscrição em disciplinas durante o Período Remoto Emergencial (PAE)

Neste momento, você fará a inscrição em disciplinas para o PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE) na plataforma do Aluno Online

Se você ainda tem dúvidas sobre o PAE, acesse https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/  Você também poderá assistir a este vídeo explicativo sobre o acesso ao AVA no Período Acadêmico Emergencial https://youtu.be/8oueQG1zPfE

Após o período de inscrições em disciplinas, no decorrer da semana do início das aulas, em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais você se inscreveu no Aluno On-line, caso o seu professor tenha planejado utilizar as Salas do AVA. 

No LaTIC somos responsáveis somente pela administração da plataforma do Ambiente Virtual AVA@UERJ. Sugerimos que você procure a coordenação da sua Unidade Acadêmica para esclarecer corretamente as suas dúvidas a respeito da inscrição nas disciplinas e os espaços virtuais onde estas serão disponibilizadas.


Estudante: não consigo acessar minhas aulas na Microsoft Teams

No LaTIC somos responsáveis somente pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre outras ferramentas, repositórios ou plataformas que o docente venha a fazer uso em sua disciplina.

Neste caso, se o seu problema quanto ao acesso à Microsoft Teams for técnico você deverá contactar a DINFO através do email helpdesk@uerj.br, já se o seu problema for no uso, então você deverá contactar o docente da disciplina.

Estudante: não consigo acessar o material ou atividade que o meu professor(a) colocou na sala

No LaTIC somos responsáveis pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre os materiais e atividades que são inseridos nas salas das disciplinas que estão no AVA, pois as salas são administradas pelos docentes das disciplinas.

Neste caso você deverá contactar o docente da sala para informar a impossibilidade de assistir ao vídeo, realizar a atividade, acessar os materiais inseridos etc. 

Estudante: não encontro minha disciplina no AVA

Primeiramente verifique se você se inscreveu no Aluno Online para cursar alguma disciplina no Período Emergencial de Aulas Remotas.

Quando você acessar o AVA, logo ao final da página, em "Meus Cursos" você visualizará todas as salas em que estiver matriculado(a) e que estão utilizando o AVA, assim como no cabeçalho do AVA:



Cabe lembrar que há disciplinas que foram abertas para inscrição em disciplinas, mas que alguns docentes optaram por não usar o nosso AVA. Então, será necessário que você acesse o espaço coletivo do seu curso e veja com a sua Unidade Acadêmica como será a oferta das disciplinas que não estão disponíveis em nosso Ambiente Virtual.  

Estudante: qual a chave de inscrição para acesso ao espaço coletivo do meu curso

A chave de inscrição para os espaços coletivos dos Cursos disponíveis no Ambiente Virtual estão visíveis e disponíveis, localize o espaço coletivo do seu curso de graduação e conseguirá visualizar a chave e entrar.

Estudantes: Como criar e-mail UERJ

Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Estudantes: disciplinas oferecidas pelo CAp UERJ

As disciplinas oferecidas pelo CAp UERJ estão disponíveis no AVA do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira - (CAp UERJ) - http://avacap.pr1.uerj.br 

Para fazer o acesso nesses AVA você deverá seguir as orientações das respectivas Unidades Acadêmicas. 


Guia dos cursos de Graduação da UERJ