sexta-feira, 19 abr. 2024, 07:09
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes
PERGUNTAS FREQUENTES DOS ESTUDANTES

Aulas no AVA@UERJ e Aluno Online

Card inscricao no aluno online

Como criar e-mail Institucional da UERJ

Para criar o e-mail institucional da UERJ acesse:  https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Estudante: acesso a disciplinas oferecidas pelo IFHT

​As disciplinas oferecidas pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) serão

todas eletivas universais.

Acesse o site do IFHT e saiba mais sobre as disciplinas oferecidas e como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto: https://ifht.net.br/graduacao/disciplinas-eletivas

Para fazer o acesso nesse AVA você deverá seguir as orientações próprias do Instituto.


Estudante: as salas no AVA não condizem com a minha inscrição em disciplinas

Pelo nome da disciplina o LaTIC não consegue localizar as salas no AVA.

Você precisa acessar todas as salas para identificar qual disciplina está faltando e realizar contato com a sua unidade acadêmica para que eles possam verificar no sistema de inscrição em disciplinas ( Aluno Online) o que pode ter ocorrido com a sua inscrição.

Somente a sua unidade pode realizar essa pesquisa, nossa equipe não possui acesso ao sistema e as informações para inscrição nas salas nos são encaminhadas pela DINFO.




Estudante: como acessar as chaves para os espaços coletivos do meu curso?

Ao localizar o espaço coletivo do seu curso no AVA conseguirá visualizar a chave de inscrição para acessar como estudante o seu curso, pois as chaves de inscrição para esses espaços está visível.

Verifique antes se está acessando o curso correto, pois apenas os Docentes Articuladores do curso poderão realizar a sua desinscrição do espaço coletivo.

Caso tenha errado a sala em "participantes", localize os "Docentes Articuladores" (responsáveis pelos espaços coletivos dos curso) para solicitar a sua saída da sala.

Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Estudante: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os estudantes regularmente matriculados nas disciplinas de graduação em 2020.1 são automaticamente inscritos no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório. 


Informações sobre cursos ofertados pela UERJ na modalidade de EaD do Consórcio CEDERJ podem ser obtidas em https://www.cecierj.edu.br/



Estudante: fiz o SAID e não vejo a minha Sala no AVA

Informamos aos estudantes que, após a data de finalização do SAID (consultar calendário UERJ), se não foram inseridos nas novas salas de aula pela sua Unidade Acadêmica, serão inscritos ao final do SAID pelo LaTIC.

No entanto, para conseguir iniciar suas aulas na Sala, antes dessa data de finalização do SAID, realize contato com a sua Unidade Acadêmica e/ou com o docente responsável pela Sala em questão, solicitando que lhe inclua na sala. Desta forma você conseguirá visualizar em "Meus Cursos" as salas de aula das disciplinas nas quais se inscreveu no processo do SAID.


Estudante: inscrição em disciplinas durante o Período Remoto Emergencial (PAE)

Neste momento, você fará a inscrição em disciplinas para o PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE) na plataforma do Aluno Online

Se você ainda tem dúvidas sobre o PAE, acesse https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/  Você também poderá assistir a este vídeo explicativo sobre o acesso ao AVA no Período Acadêmico Emergencial https://youtu.be/8oueQG1zPfE

Após o período de inscrições em disciplinas, no decorrer da semana do início das aulas, em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais você se inscreveu no Aluno On-line, caso o seu professor tenha planejado utilizar as Salas do AVA. 

No LaTIC somos responsáveis somente pela administração da plataforma do Ambiente Virtual AVA@UERJ. Sugerimos que você procure a coordenação da sua Unidade Acadêmica para esclarecer corretamente as suas dúvidas a respeito da inscrição nas disciplinas e os espaços virtuais onde estas serão disponibilizadas.


Estudante: não consigo acessar minhas aulas na Microsoft Teams

No LaTIC somos responsáveis somente pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre outras ferramentas, repositórios ou plataformas que o docente venha a fazer uso em sua disciplina.

Neste caso, se o seu problema quanto ao acesso à Microsoft Teams for técnico você deverá contactar a DINFO através do email helpdesk@uerj.br, já se o seu problema for no uso, então você deverá contactar o docente da disciplina.