sábado, 18 mai. 2024, 17:41
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes

Professor: Microsoft Teams e o AVA

Não existe uma ligação direta entre o nosso AVA e a Microsoft Teams, são 2 plataformas distintas. 
Caso o docente opte pela utilização da Microsoft Teams, precisará deixar sinalizado na sua sala no AVA todas as informações para que os estudantes consigam ter acesso as suas aulas.
Ressaltamos que o estudante para ter acesso as salas da Microsoft Teams devem ter email da UERJ.
Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/


Estudantes: Como criar e-mail UERJ

Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Professor: inclusão de docentes em salas

PowerPoint sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE) com as orientações de como realizar a inserção de outros docentes na sala (a partir do slide 15): https://docs.google.com/presentation/d/1_HHDWmB6L8ai8-0lYTzHJZNiLnEKuDYio_GKL5gqu00/edit?usp=sharing

No caso de troca de perfil:

Os gerentes do curso podem estar trocando o perfil do professor de Apoio Docente para Docente e também podem inserir os demais professores nas salas, todos com perfis de Docente. Inclusive o próprio professor que está na sala pode inserir outros docentes.

Para trocar o perfil, o gerente precisa acessar a sala e na lista de "Participantes" buscar o nome do professor que deseja realizar a troca de perfil. Basta clicar no lápis e escolher a opção Docente.


No caso de inserção de docentes na sala:

Para inserir o professor na sala, o gerente ou o professor responsável pela sala precisam acessar a sala que desejam inserir o docente, acessar a lista de "Participantes" e clicar em Inscrever Usuários.



Lembrando que o professor a ser inscrito na sala deverá realizar o acesso ao AVA antes dessa ação, com o ID ÚNICO UERJ.
Link para cadastramento no ID ÚNICO UERJ: https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/primeiroAcesso.jsf

Busque pelo e-mail do professor (precisa ser o mesmo e-mail que ele utilizou no cadastro do ID ÚNICO UERJ) e atribua o perfil. Depois clique em Inscrever usuários.



Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.



Estudante: qual a chave de inscrição para acesso ao espaço coletivo do meu curso

A chave de inscrição para os espaços coletivos dos Cursos disponíveis no Ambiente Virtual estão visíveis e disponíveis, localize o espaço coletivo do seu curso de graduação e conseguirá visualizar a chave e entrar.

Visualização das disciplinas no Ambiente Virtual

no AVA em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais o estudante ou docentes estarão inscritos.

Atualização de nome e sobrenome no AVA

 

No LaTIC não temos acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações.

Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível.
Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual.

Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade:

 

 

Estudante: inscrição em disciplinas durante o Período Remoto Emergencial (PAE)

Neste momento, você fará a inscrição em disciplinas para o PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE) na plataforma do Aluno Online

Se você ainda tem dúvidas sobre o PAE, acesse https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/  Você também poderá assistir a este vídeo explicativo sobre o acesso ao AVA no Período Acadêmico Emergencial https://youtu.be/8oueQG1zPfE

Após o período de inscrições em disciplinas, no decorrer da semana do início das aulas, em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais você se inscreveu no Aluno On-line, caso o seu professor tenha planejado utilizar as Salas do AVA. 

No LaTIC somos responsáveis somente pela administração da plataforma do Ambiente Virtual AVA@UERJ. Sugerimos que você procure a coordenação da sua Unidade Acadêmica para esclarecer corretamente as suas dúvidas a respeito da inscrição nas disciplinas e os espaços virtuais onde estas serão disponibilizadas.


Professor: alteração do nome da sala no PAE

O nome da sala não pode ser alterado. Ele foi importado do Plano de Turmas/SAG e será por esse nome que o estudante irá se localizar no AVA, por isso essa opção aparece bloqueada.

Atualização de senha no sistema do ID ÚNICO UERJ

 

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ, por isso qualquer alteração deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso".
 
image.png
Caso ocorra algum erro nesse processo no site para atualizar a senha, sugerimos que faça contato com a DINFO, que é o departamento responsável pela administração do sistema do ID ÚNICO UERJ e encaminhe na mensagem um print da sua tela com o erro que está aparecendo ao tentar atualizar sua senha no sistema.
 
Segue o contato
Diretoria de Informática