sábado, 18 mai. 2024, 17:30
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes

Estudante: não consigo acessar o material ou atividade que o meu professor(a) colocou na sala

No LaTIC somos responsáveis pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre os materiais e atividades que são inseridos nas salas das disciplinas que estão no AVA, pois as salas são administradas pelos docentes das disciplinas.

Neste caso você deverá contactar o docente da sala para informar a impossibilidade de assistir ao vídeo, realizar a atividade, acessar os materiais inseridos etc. 

Professor: eu posso utilizar algum outro ambiente (Zoom, Teams...) por conta própria para as minhas aulas remotas?

A interface utilizada fica a critério do professor. A  nossa orientação é que os docentes deixem sinalizados em suas salas todas as informações referentes a aula: data, horário e como chegar (link/acesso).

Uma informação muito importante: caso opte por utilizar os recursos da Microsoft, os alunos deverão ter e-mail @UERJ para terem acesso as aulas.


Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJ

Para alteração do nome social, acesse o formulário  https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

Professor: minhas salas não foram criadas no AVA

As salas foram criadas seguindo as informações que constam no PT/SAG.

Verifique com a coordenação do curso se as salas foram lançadas no PT/SAG.

Nós do LaTIC não temos autorização para criarmos salas que não estejam no PT/SAG.

Estudante: acesso a disciplinas oferecidas pelo IFHT

​As disciplinas oferecidas pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) serão

todas eletivas universais.

Acesse o site do IFHT e saiba mais sobre as disciplinas oferecidas e como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto: https://ifht.net.br/graduacao/disciplinas-eletivas

Para fazer o acesso nesse AVA você deverá seguir as orientações próprias do Instituto.


Professor: como enviar mensagem para todos os estudantes?

O docente pode enviar mensagens para todos os alunos.
Seguindo o seguinte passo a passo:

1- Acesse a lista de participantes e filtre os estudantes:




2- Na lista, clique em selecionar Todos:



3- No final na lista, clique na caixa de seleção Com usuários selecionados e escolha a opção Enviar mensagem:


4- Digite a mensagem e clique em Enviar mensagem para x pessoas:

image.png

Estudante: não encontro minha disciplina no AVA

Primeiramente verifique se você se inscreveu no Aluno Online para cursar alguma disciplina no Período Emergencial de Aulas Remotas.

Quando você acessar o AVA, logo ao final da página, em "Meus Cursos" você visualizará todas as salas em que estiver matriculado(a) e que estão utilizando o AVA, assim como no cabeçalho do AVA:



Cabe lembrar que há disciplinas que foram abertas para inscrição em disciplinas, mas que alguns docentes optaram por não usar o nosso AVA. Então, será necessário que você acesse o espaço coletivo do seu curso e veja com a sua Unidade Acadêmica como será a oferta das disciplinas que não estão disponíveis em nosso Ambiente Virtual.  

Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Estudante: como acessar as chaves para os espaços coletivos do meu curso?

Ao localizar o espaço coletivo do seu curso no AVA conseguirá visualizar a chave de inscrição para acessar como estudante o seu curso, pois as chaves de inscrição para esses espaços está visível.

Verifique antes se está acessando o curso correto, pois apenas os Docentes Articuladores do curso poderão realizar a sua desinscrição do espaço coletivo.

Caso tenha errado a sala em "participantes", localize os "Docentes Articuladores" (responsáveis pelos espaços coletivos dos curso) para solicitar a sua saída da sala.

Como localizo as minhas salas no AVA?

Ao realizar o login no AVA encontrará as suas salas em "Meus Cursos".

No cabeçalho:



Na coluna esquerda e em "Painel":


E na parte central no AVA: