sábado, 4 mai. 2024, 03:01
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes

Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Estudante: como acessar as chaves para os espaços coletivos do meu curso?

Ao localizar o espaço coletivo do seu curso no AVA conseguirá visualizar a chave de inscrição para acessar como estudante o seu curso, pois as chaves de inscrição para esses espaços está visível.

Verifique antes se está acessando o curso correto, pois apenas os Docentes Articuladores do curso poderão realizar a sua desinscrição do espaço coletivo.

Caso tenha errado a sala em "participantes", localize os "Docentes Articuladores" (responsáveis pelos espaços coletivos dos curso) para solicitar a sua saída da sala.

Como localizo as minhas salas no AVA?

Ao realizar o login no AVA encontrará as suas salas em "Meus Cursos".

No cabeçalho:



Na coluna esquerda e em "Painel":


E na parte central no AVA:


Como faço para não receber notificações dos fóruns no meu e-mail

Entre no fórum que não deseja mais receber as notificações e desabilite a opção "Assinar":



Ou entrar no fórum e clicar em "suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail", que fica no canto superior direito da tela ao entrar no fórum:


Estudante: não consigo acessar minhas aulas na Microsoft Teams

No LaTIC somos responsáveis somente pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre outras ferramentas, repositórios ou plataformas que o docente venha a fazer uso em sua disciplina.

Neste caso, se o seu problema quanto ao acesso à Microsoft Teams for técnico você deverá contactar a DINFO através do email helpdesk@uerj.br, já se o seu problema for no uso, então você deverá contactar o docente da disciplina.

Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.



Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Estudante: fiz o SAID e não vejo a minha Sala no AVA

Informamos aos estudantes que, após a data de finalização do SAID (consultar calendário UERJ), se não foram inseridos nas novas salas de aula pela sua Unidade Acadêmica, serão inscritos ao final do SAID pelo LaTIC.

No entanto, para conseguir iniciar suas aulas na Sala, antes dessa data de finalização do SAID, realize contato com a sua Unidade Acadêmica e/ou com o docente responsável pela Sala em questão, solicitando que lhe inclua na sala. Desta forma você conseguirá visualizar em "Meus Cursos" as salas de aula das disciplinas nas quais se inscreveu no processo do SAID.


Professor: inclusão de docentes em salas

PowerPoint sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE) com as orientações de como realizar a inserção de outros docentes na sala (a partir do slide 15): https://docs.google.com/presentation/d/1_HHDWmB6L8ai8-0lYTzHJZNiLnEKuDYio_GKL5gqu00/edit?usp=sharing

No caso de troca de perfil:

Os gerentes do curso podem estar trocando o perfil do professor de Apoio Docente para Docente e também podem inserir os demais professores nas salas, todos com perfis de Docente. Inclusive o próprio professor que está na sala pode inserir outros docentes.

Para trocar o perfil, o gerente precisa acessar a sala e na lista de "Participantes" buscar o nome do professor que deseja realizar a troca de perfil. Basta clicar no lápis e escolher a opção Docente.


No caso de inserção de docentes na sala:

Para inserir o professor na sala, o gerente ou o professor responsável pela sala precisam acessar a sala que desejam inserir o docente, acessar a lista de "Participantes" e clicar em Inscrever Usuários.



Lembrando que o professor a ser inscrito na sala deverá realizar o acesso ao AVA antes dessa ação, com o ID ÚNICO UERJ.
Link para cadastramento no ID ÚNICO UERJ: https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/primeiroAcesso.jsf

Busque pelo e-mail do professor (precisa ser o mesmo e-mail que ele utilizou no cadastro do ID ÚNICO UERJ) e atribua o perfil. Depois clique em Inscrever usuários.



Como fazer a sua inscrição Online na Rede Sirius

Como fazer sua inscrição Online na Rede Sirius

Com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas na Uerj, em função das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Rede Sirius passou a realizar a inscrição de novos usuários das bibliotecas através de um cadastramento remoto.

O Cadastro Online é uma iniciativa que viabiliza o acesso do usuário aos recursos eletrônicos do Catálogo Online da Rede Sirius, que conta com uma ampla coleção de livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento.

Após o preenchimento e envio do formulário, o cadastro online será efetivado em até 72 horas e confirmado através do e-mail informado pelo usuário. Ressaltamos que, quando retornarem as atividades presenciais na Uerj, o cadastro online deverá ser validado na biblioteca que atende ao seu curso.

Importante: Todos(as) os(as) usuários(as) cadastrados(as) nas bibliotecas entre 2019.1 e 2020.1 ou que tenham feito renovação nos semestres citados, terão os cadastros renovados automaticamente.

Bons estudos!

Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ

http://www.rsirius.uerj.br