sábado, 18 mai. 2024, 15:06
Site: AVA - PR1 / UERJ
Curso: AVA - PR1 / UERJ (AVA @ UERJ)
Glossário: Perguntas Frequentes

Estudante: fiz o SAID e não vejo a minha Sala no AVA

Informamos aos estudantes que, após a data de finalização do SAID (consultar calendário UERJ), se não foram inseridos nas novas salas de aula pela sua Unidade Acadêmica, serão inscritos ao final do SAID pelo LaTIC.

No entanto, para conseguir iniciar suas aulas na Sala, antes dessa data de finalização do SAID, realize contato com a sua Unidade Acadêmica e/ou com o docente responsável pela Sala em questão, solicitando que lhe inclua na sala. Desta forma você conseguirá visualizar em "Meus Cursos" as salas de aula das disciplinas nas quais se inscreveu no processo do SAID.


Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.



Como faço para não receber notificações dos fóruns no meu e-mail

Entre no fórum que não deseja mais receber as notificações e desabilite a opção "Assinar":



Ou entrar no fórum e clicar em "suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail", que fica no canto superior direito da tela ao entrar no fórum:


Como localizo as minhas salas no AVA?

Ao realizar o login no AVA encontrará as suas salas em "Meus Cursos".

No cabeçalho:



Na coluna esquerda e em "Painel":


E na parte central no AVA:


Estudante: como acessar as chaves para os espaços coletivos do meu curso?

Ao localizar o espaço coletivo do seu curso no AVA conseguirá visualizar a chave de inscrição para acessar como estudante o seu curso, pois as chaves de inscrição para esses espaços está visível.

Verifique antes se está acessando o curso correto, pois apenas os Docentes Articuladores do curso poderão realizar a sua desinscrição do espaço coletivo.

Caso tenha errado a sala em "participantes", localize os "Docentes Articuladores" (responsáveis pelos espaços coletivos dos curso) para solicitar a sua saída da sala.

Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Estudante: não encontro minha disciplina no AVA

Primeiramente verifique se você se inscreveu no Aluno Online para cursar alguma disciplina no Período Emergencial de Aulas Remotas.

Quando você acessar o AVA, logo ao final da página, em "Meus Cursos" você visualizará todas as salas em que estiver matriculado(a) e que estão utilizando o AVA, assim como no cabeçalho do AVA:



Cabe lembrar que há disciplinas que foram abertas para inscrição em disciplinas, mas que alguns docentes optaram por não usar o nosso AVA. Então, será necessário que você acesse o espaço coletivo do seu curso e veja com a sua Unidade Acadêmica como será a oferta das disciplinas que não estão disponíveis em nosso Ambiente Virtual.  

Professor: como enviar mensagem para todos os estudantes?

O docente pode enviar mensagens para todos os alunos.
Seguindo o seguinte passo a passo:

1- Acesse a lista de participantes e filtre os estudantes:




2- Na lista, clique em selecionar Todos:



3- No final na lista, clique na caixa de seleção Com usuários selecionados e escolha a opção Enviar mensagem:


4- Digite a mensagem e clique em Enviar mensagem para x pessoas:

image.png

Estudante: acesso a disciplinas oferecidas pelo IFHT

​As disciplinas oferecidas pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) serão

todas eletivas universais.

Acesse o site do IFHT e saiba mais sobre as disciplinas oferecidas e como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto: https://ifht.net.br/graduacao/disciplinas-eletivas

Para fazer o acesso nesse AVA você deverá seguir as orientações próprias do Instituto.